EMPRÉSTIMO FÁCIL

Empréstimo, o que é e como fazer?

Quando você precisa de dinheiro, uma das primeiras opções é por meio de um empréstimo. Você pode pedir para um parente, um amigo, banco ou online em algum shopping virtual,

 

Se você está pensando em fazer um empréstimo, confira as dicas do Serasa Ensina. Assim, você fica sabendo de todos os pontos que deve prestar atenção ao assinar o contrato. E lembre-se sempre de pesquisar a empresa e a proposta que será oferecida.

 

Diferença entre empréstimo e financiamento
Apesar de serem parecidos, as duas opções de crédito têm características diferentes. Os dois são um contrato com um banco ou uma financeira para emprestar dinheiro ao cliente.

 

Finalidade
O empréstimo não tem uma finalidade específica. Você pode usar o dinheiro para pagar outras dívidas mais caras ou para alguma conta do dia a dia.
Já o financiamento tem um objetivo efetivo, seja a compra de um imóvel, de um carro ou mesmo para compra de materiais de construção.

 

Juros
Outra diferença entre as duas opções financeiras é a taxa de juros. Quando o banco ou financeira não tem garantia que o pagamento será feito em dia, geralmente os juros são mais altos. Por isso, é comum que as taxas do financiamento sejam menores do que as dos empréstimos.

 

Praticidade
Outro ponto de diferença entre os dois modelos é a burocracia e a quantidade de documentos para fechar o contrato. As finalidades do financiamento fazem com que seja necessária uma comprovação muito maior de como o dinheiro será usado.
No caso do empréstimo, como não é preciso dar justificativas, os bancos e financeiras fazem apenas a análise de crédito. Uma forma de fazer essa análise é por meio do score de crédito.

 

Atenção ao contratar um empréstimo

 
Seu bolso
A primeira dica antes mesmo de conferir as opções de empréstimo é saber se o seu bolso aguenta. Você tem que saber quanto ganha e quais gastos já fazem parte do seu dia a dia. Assim, dá para ter ideia de quanto você poderia pagar sem comprometer o seu orçamento.
É importante não usar totalmente a sua capacidade de pagamento. Afinal de contas, nunca se sabe quando você vai ter uma despesa extra.

 

Custos
O ponto mais importante quando você for pedir um empréstimo são as taxas de juros. Além do valor de cada parcela, você precisa ficar de olho no Custo Efetivo Total (CET). É ele que indica outras taxas que podem fazer parte do montante.

 

Prazo
Outro item fundamental ao pedir um empréstimo é o tempo que você precisará para quitar todo o valor. Lembre-se de que os juros estarão aumentando o montante que você terá para pagar.
Entenda por que algumas dívidas crescem tão rápido

 

Multas
Antes de assinar o contrato, confira atentamente se haverá multa em caso de atraso no pagamento e qual é o percentual ou valor que será cobrado. Assim, se você pode analisar o quanto o empréstimo pode ficar mais caro se você não conseguir pagar na data. Por isso também é fundamentar saber se o empréstimo vai caber no seu bolso antes de assinar o contrato.

 

Golpes
As armadilhas dos bandidos podem ter diferentes apresentações. Uma delas é um empréstimo com juros muito abaixo do mercado e forma de pagamento facilitada. O sinal de que pode se tratar de um golpe são os pedidos de depósito antecipado para a liberação do dinheiro.
Por isso, nunca faça depósito inicial para obter empréstimos, principalmente se for em contas de pessoas físicas, e não empresas.